The Spectre of Stagnation? Europe in the World Economy

Berlim, Alemanha
22-24 de Outubro de 2015

Enquanto a Grande Crise Financeira deixou sua marca quase em todos os lugares da economia mundial, cada região tomou caminhos diferentes no pós-crise. A Europa, em particular, ainda sofre um baque prolongado com desemprego em massa e séria deflação, caracterizando uma ameaça para a estabilidade política e social da União Européia. Será que a estagnação é o novo normal para a Europa? Porque algumas partes do mundo se recuperaram rápido da crise e outras não? Será que as trajetórias desses que se recuperaram é sustentável economica, ecológica e socialmente ou elas simplesmente marcaram a tendência geral em direção à estagnação? A conferência discute aspectos teóricos e empíricos assim como opções de política. Também trata das implicações desses desenvolvimentos no currículo da economia. 

Durante três dias da conferência organizada pelo Macroeconomic Policy Insitute (IMK) at the Hans-Boeckler-Foundation, Research Network Macroeconomics and Macroeconomic Policies (FMM), mais de 350 participantes engajam em discussões com os apresentadores sobre 140 papers selecionados em sessões paralelas e em 9 apresentações principais. 

Acesse o site da conferência para baixar os vídeos e os slides das apresentações.

Veja o programa da conferência aqui.

Seminário Internacional Papel do Estado no Século XXI: desafios para a gestão pública

Brasilia, BR
3 e 4 de Setembro de 2015

Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) realizarão, nos dias 3 e 4 de setembro de 2015, em Brasília (DF), o Seminário Internacional Papel do Estado no Século XXI: desafios para a gestão pública.

Durante dois dias, líderes governamentais e pensadores nacionais e internacionais estarão reunidos para debater o futuro do Estado e os desafios postos aos seus líderes para fortalecer a gestão pública como instrumento catalisador do processo de desenvolvimento das nações. O evento tem como público-alvo gestores e altos executivos que atuam na administração pública, acadêmicos e pesquisadores. O objetivo é fomentar debates sobre empreendedorismo, sustentabilidade, inovação e governança. Além disso, visa estimular a discussão de novos pressupostos e estratégias que favoreçam a ampliação da eficiência e da qualidade nos serviços públicos.

Acesse o site da Conferência aqui.

Veja o Programa.

Você pode baixar as apresentações aqui

Japan Conference on Financial Institutions for Innovation and Development

Ritsumeikan University, Japão
30 e 31 de Julho de 2015

O projeto Instituições Financeiras para Inovação e Desenvolvimento (FIID) estuda os tipos de instituições financeiras que apoiam inovação em nível da empresa e as implicações para um crescimento euilibrado da economia como um todo. Criando maior qualidade, reduzindo os custos de produção, inovações criam possibilidades para o crescimento da renda per capita. Esse crescimento, entretanto, pode ser instavel no tempo e inequanimemente distribuído pela população. Muito depende da telação entre a economia produtiva, na qual o valor é criado, e a economia financeira, na qual o valor é extraído. O desafio principal para formuladores de política preocupados com o desenvolvimento econômico é o de estruturar intituições financeiras de forma que estar apoiem a inovação para contribuir para o crescimento estável e equanime.

Acesse o site da conferência para ver o Programa, baixar as apresentações e os papers.

Bancos, Instabilidade Financeira e Governação Financeira no Brasil: Questões Atuais e Perspectivas Futuras

São Paulo, Brasil
24 de Julho de 2015

In July 24, the Multidisciplinary Institute for Development and Strategies (MINDS) will gather top policymakers, economists, and analysts at the FORD-MINDS Conference on Banking, Financial Instability, and Financial Governance in Brazil to discuss the structure of Brazil’s financial system to ensure stability for a growing and equitable economy. The conference, is being organized by MINDS with support from the Ford Foundation.

Participants include Speaker Nelson Barbosa, Minister, Planning, Budget and Management (MPOG); Jan Kregel,Senior Scholar, Levy Institute, and Professor, Tallinn University of Technology; Isaac Sidney Menezes Ferreira, Attorney General, Central Bank of Brazil; Pablo Santos, Deputy Secretary for Economic Policy, Ministry of Finance, Brazil; Marcelo Nascimento, Director of Economic Research, The Brazilian Development Bank (BNDES); Ernani Teixeira, Professor of Economics, Federal University of Rio de Janeiro; Marcelo Carvalho, Chief economist at  BNP Paribas; Camila Duran, Assistant Professor, Department of Legal Philosophy and Legal Theory, University of São Paulo; Daniela Magalhães Prates, Professor of Economics at the Institute of Economics of the State University of Campinas; Harley Scardoelly, CFO and head of investor relations, Gerdau; Nelson Marconi, Professor, Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP); Felipe Rezende, Professor of Economics, Hobart and William Smith Colleges and Research Fellow at MINDS; Leonardo Burlamaqui, Professor of Economics at the State University of Rio de Janeiro.

The conference will address, among other issues, the destabilizing effects of stability on financial structures and the need to redesign the regulatory structure to continually meet its objectives of financial stability and in providing finance for development. It will discuss policies for reforming Brazil’s financial architecture to increase systemic stability as well as the ability to provide funding for development and financing for innovation by private financial institutions and the public financial system.

Inscreva-se aqui.

Veja o programa da conferênca aqui.

Veja os textos da conferência aqui.

Vá para o Site do Evento.

Fluxos Financeiros Ilícitos no Brasil

JW Marriot Hotel - Av. Atlântica 2600, Copacabana - Rio de Janeiro - Brasil
9 de Setembro de 2014

Baseado em um estudo do Global Financial Integrity sobre os fluxos financeiros ilícitos no Brasil, esta conferência de um dia no Rio de Janeiro, incluirá discussões e observações de especialistas locais e internacionais sobre a natureza dos fluxos financeiros ilícitos do Brasil, e como e porque cercear esses fluxos deve ser uma prioridade para o próximo governo do Brasil.

Confira o site do evento.

Inscreva-se aqui

 

 

Mission-Oriented Finance for Innovation

Londres, UK
22 a 24 de Julho, 2014

O papel do Estado no capitalismo moderno foi além da correção "falhas de mercado". As regiões e países que conseguiram atingir um crescimento induzido pela inovação 'inteligente' se beneficiaram com políticas visinárias de longo prazo: políticas "mission-oriented" - de colocar um homem na lua até enfrentar os desafios societais como as alterações climáticas e o bem-estar do envelhecimento da população. Ao abordar estas missões, as agências do setor público abriram o caminho, investindo ao longo de toda a cadeia de inovação e corajosamente definindo novos rumos de alto risco. Para cumprir esta função, as agências estatais - de DARPA em os EUA para o Banco de Desenvolvimento da China - estão dispostos a acolher fracasso e enfrentar extrema incerteza. Como eles fazem isso? Quais são os desafios que se avizinham? O governo deve voltar atrás, ou acelerar? E como podemos socializar os riscos e benefícios de modo que o crescimento econômico não é apenas "inteligente", mas também "inclusiva"?

A conferência é organizada pela Professora Mariana Mazzucato (SPRU, Universidade de Sussex, UK) como parte do programa de pesquisa INET - Financing Innovation, em conjunto com o professor Randall Wray (UMKC e Levy Institute, USA). O evento é patrocinado pelo BNDES, o Instituto do Novo Pensamento Econômico (INET), Forde Foundation e Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação do Brasil. 

Veja o site do evento

 

The present and the future of Development Financial Institutions

BNDES, Rio de Janeiro
28 e 29 de Julho, 2014

Instituições financeiras de Desenvolvimento (IFD) são de importância estratégica para países em qualquer estado de desenvolvimento, em momentos de estabilidade ou em crise. O principal objetivo das IFD’s está relacionado a promover o desenvolvimento sustentável, num amplo espectro de atividades econômicas, não em oposição, mas complementando a atividade financeira privada. Como mostra a história, em tempos de estabilidade, a formação de capital da economia nacional é uma tarefa chave para as instituições de desenvolvimento. Já durante as crises, seu papel anticíclico entra em jogo. Se Um “novo acordo financeiro” parece estar tomando lugar após 2007, onde IFD’s estão se tornando jogadores chaves.

Para aprofundar a discussão nessas questões, MINDS, um think tank independente, sediado no Rio de Janeiro, está organizando uma conferência internacional para discutir os desafios para as IFD’s, a contribuição dessas instituições para o desenvolvimento e o que o futuro pode reservar para elas. O seminário é patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e tem apoio financeiro da Caixa Econômica Federal. 

Confira o site do evento.

Financial Governance for Innovation and Social Inclusion

Londres, UK
25 e 26 de Novembro, 2013

O workshop reunirá economistas internacionais, cuja pesquisa é financiada pela Fundação Ford em questões relacionadas com os temas "Reorientando a Reforma Financeira" e "Re-moldando as Instituições Financeiras para a Inovação e o Desenvolvimento" - sob a iniciativa Reforming Global Financial Governance da Fundação Ford.

Ir para o site do evento.

Financial Governance After the Crisis - Minsky Rio

Hotel Everest - Rio de Janeiro
26 e 27 de Setembro, 2013

Esta conferência é financiada pela iniciativa Reforming Global Finance da Fundação Ford e é coorganizada pelo Levy Economics Institute of Bard College e pela MINDS. Este evento faz parte da agenda de pesquisa global do Levy Institute em conjunto com o projeto Financial Instability and the Reregulation of Financial Institutions and Markets do Levy com a Fundação Ford, o qual se baseia no extenso trabalho de Hyman Minsky sobre a estrutura da governança financeira e o papel do estado.

Entre os principais temas que a conferência irá abordar estão a concepção de uma estrutura financeira para promover o investimento nos países emergentes, os desafios ao crescimento global colocados por uma política de austeridade contínua, o impacto da crise de crédito nos mercados econômicos e financeiros, e os grandes efeitos de uma política de ajuste fiscal no que se refere aos Estados Unidos, à zona do euro e aos países dos BRICS. Veja o programa da conferência.

Clique aqui para ver os artigos e as apresentações discutidas no evento.

Confira o vídeo clipe da conferência e as entrevistas feitas com alguns dos palestrantes.

Global Economic Crisis, Developing Countries and Policy Responses

BNDES - Rio de Janeiro
8 de Agosto, 2013

Esta conferência irá discutir as implicações da crise econômica global para os países em desenvolvimento e as perspectivas de cooperação entre os países do Sul. Seu objetivo é realizar uma revisão das perspectivas para os países do Sul e das opções de políticas no atual contexto global e identificar possíveis caminhos a seguir. Veja o programa da conferência.

O evento é organizado conjuntamente pela MINDS e pelo South Centre sob o propósito comum de ambas as entidades em promover os interesses dos países em desenvolvimento.

Clique aqui para ver os artigos e as apresentações discutidas no evento.

Financial Institutions for Innovation and Development

BNDES - Rio de Janeiro
27 e 28 de Junho, 2013

Esta conferência examinará as experiências de Estados Unidos, China e Brazil em termos de políticas de inovação e desenvolvimento. Além de contar com seções sobre cada um destes países, a conferência terá uma seção comparativa sobre regulação financeira a política industrial e uma seção conclusiva sobre os desafios para a inovação e o desenvolvimento. Veja o programa da conferência.

Este evento é organizado pela MINDS em conjunto com o pesquisador William Lazonick que, assim como MINDS, desenvolve pesquisas sobre Instituições Financeiras para a Inovação e o Desenvolvimento no âmbito da iniciativa Reforming Global Financial Governance da Fundação Ford.

Clique aqui para ver os artigos e as apresentações discutidas no evento.

New Economic Thinking, Teaching and Policy Perspectives - A Brazilian Perspective within a Global Dialogue

BNDES - Rio de Janeiro
7-9 de Novembro, 2011

Organizada pela Fundação Ford e a MINDS, o objetivo da conferência é combinar o "pensar fora da caixa" com o "olhar fora da caixa", no sentido de desenvolver novos modelos analíticos. Na visão de ambos organizadores a crise é uma oportunidade única para reformular o pensamento e a narrativa, especialmente em economia, que contribuíram para a situação atual.

O evento irá abordar o impacto duradouro da crise financeira que virou fiscal e destacar a importância dos países BIC, além de alguns outros membros do G20, em resistir à crise e pressionar por um novo "pacto institucional e de políticas públicas". Desse modo, ele visa contribuir para ampliar o diálogo internacional em três frentes: uma nova forma de pensar, experiências de ensino e concepção de novos currículos, bem como a elaboração e implementação mais eficaz de combinações de políticas socialmente responsáveis. Veja o programa da conferência.

Clique aqui para ver os artigos e as apresentações discutidas no evento.