O Instituto Multidisciplinar de Desenvolvimento e Estratégia (MINDS) é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão promover a discussão das estratégias de desenvolvimento. Em busca deste objetivo, MINDS está envolvida em uma série de iniciativas que incluem (a) a condução de atividades de pesquisa relacionadas às estratégias do desenvolvimento; (b) a realização de conferências internacionais e debates a respeito de políticas públicas; (c) a construção de uma rede multidisciplinar e internacional de pesquisadores dedicados à questão do desenvolvimento; e (d) o auxílio à criação de programas de pós-graduação e cursos de capacitação para servidores públicos e organizações não governamentais.

O público-alvo das iniciativas de MINDS são formuladores de políticas públicas, acadêmicos e funcionários do governo. Desse modo, ao disseminar o resultado de suas pesquisas, MINDS procura tornar estes resultados efetivos no que diz respeito às sugestões de política.

Os projetos são financiados por instituições de apoio à pesquisa, sendo a Fundação Ford sua principal patrocinadora. Desde 2011, MINDS faz parte da iniciativa “Reforming Global Financial Governance” desta Fundação, que tem por objetivo tornar as instituições financeiras globais mais transparentes, responsáveis e eficazes no fornecimento de estabilidade financeira e financiamento para o desenvolvimento.